Apostila Concurso Prefeitura de Acara PA  2013 Professor II
×
Apostila Concurso Prefeitura de Acara PA  2013 Professor II
Apostila Concurso Prefeitura de Acara PA 2013 Professor II
R$ 20,00 FRETE GRÁTIS!
As vendas desta loja estão temporariamente desativadas.
APOSTILA CONCURSO PREFEITURA DE ACARÁ PA PROFESSOR II
NOVO CONCURSO PREFEITURA DE ACARÁ PA 2013
Inscrição
As inscrições serão realizadas exclusivamente via internet, no endereço eletrônico http://fibrapara.edu.br no período de 01 a 13 de agosto de 2013. A taxa de inscrição varia entre R$ 45,00 e R$ 85,00.
Provas
O concurso será composto de provas objetivas. As provas serão realizadas entre os dias 15 e 30 de setembro de 2013, em um ou mais feriados ou finais de semana (sábados e/ou domingos); nos turnos da manhã com início às 8h e término às 11h e/ou da tarde com início às 15h e término às 18h. As informações específicas indicando (dia, local e horário) das provas para cada cargo serão detalhadas no Edital Complementar de Confirmação de inscrições que deverá ser publicado com antecedência mínima de 10 dias da data marcada para a realização das provas.


APOSTILA CONCURSO PREFEITURA DE ACARÁ PA PROFESSOR II 2013

APOSTILA DIGITAL COM ENVIO POR DOWNLOAD

PORTUGUÊS

MATEMÁTICA

CONHECIMENTOS BÁSICOS DE INFORMÁTICA

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

ESTUDOS SOCIAIS - As Regiões Brasileiras: aspectos físico, econômico e humano.

HISTÓRIA DO BRASIL - O descobrimento do Brasil; Brasil Colônia: as primeiras expedições; a Inconfidência Mineira; Brasil Império: proclamação da independência; primeiro reinado; período regencial; segundo reinado; abolição da escravatura; Brasil República; os governos militares; a Nova República.

CIÊNCIAS: O Ar Atmosférico: composição, camadas, pressão atmosférica, direção e velocidade dos ventos; Água: composição, ciclo da água, estados físicos e mudanças de estado; O Solo: as camadas da terra, o solo e o subsolo, o solo e o plantio, irrigação e drenagem, composição das rochas; Os Animais: classificação, principais características e exemplos dos grupos de invertebrados; principais características e exemplos de grandes grupos de vertebrados; Os Vegetais: classificação, principais características, e exemplos dos grandes grupos de vegetais; O Corpo Humano: a) células: estruturas e funções, b) tecidos: classificação, e principais características, c) órgãos e sistemas: locomoção, digestão, respiração, circulação, excreção, reprodução, coordenação nervosa, órgãos dos sentidos.

EDUCAÇÃO INFANTIL: Relação ensino-aprendizagem; relação desenvolvimento e aprendizagem; currículo; planejamento, seleção e organização de conteúdos Interdisciplinaridade Projeto político-pedagógico. Avaliação. Lei de diretrizes e bases da educação Nacional. Estatuto da Criança e do Adolescente. Noções de higiene e cuidados com a saúde fundamentais para a faixa etária. Processo de desenvolvimento e construção dos conhecimentos do profissional da educação infantil.

CONH. PEDAGÓGICOS: 1. Bases Legais da Educação Escolar Brasileira: Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDBN 9394/96 1.1. Diretrizes Curriculares Educacionais para a Educação Básica: Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio. 1.2. Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação de docentes da Educação Infantil e dos anos iniciais do Ensino Fundamental, em nível médio, na modalidade normal (Resolução CEB/CNB 02/99). 2. A Dimensão social das práticas pedagógicas: Estado, Política e Educação. 2.1. As Funções do Estado e suas relações com a Educação
3. Tendências Político-Educacionais: 3.1. Tendência Liberal - O Nascimento da Burguesia e a Educação Liberal; 3.2. Tendência Socialista - As Ideias Socialistas, Socialismo e Educação. 4. Tendências Pedagógicas na Prática Escolar: 4.1. Pressupostos teóricos; 4.2. Correntes / Funções da Escola / Relação Professor / Aluno / Metodologia / Conteúdo / Avaliação. 5. Princípios Gerais do Desenvolvimento Humano; 5.1. Estágios e Tarefas Evolutivas. 6. Teoria Psicogenética - Jean Piaget e Teoria Sócio- interacionista de Vygotsky. 7.Cognição e Afetividade. Inteligência, afetividade e aprendizagem. 9. Dificuldades de aprendizagem. 10. Gestão Escolar: significado do projeto político-pedagógico e a construção do projeto político-pedagógico. 10.1. Participação dos docentes . 11. A pesquisa na organização do trabalho pedagógico. 12. O currículo centrado na construção de competências e habilidades. 13. Planejamento de Ensino e Prática Pedagógica: 13.1. Pressupostos teóricos; 13.2. Objetivos de Ensino; 13.3. Contextualização e interdisciplinaridade dos conteúdos; 13.4. Pedagogia de Projetos; 13.5. Métodos e técnicas de Ensino; 13.6. Dinâmica de Grupo; 13.7 Recursos Didáticos; 13.8. Avaliação no desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem 14. Conhecimentos do Estatuto da Criança e do Adolescente

Arquivos em PDF / WORD Liberado Para Impressão
Apostila Digital