Apostila Prefeitura de Niteroi RJ Guarda Civil Municipal
×
Apostila Prefeitura de Niteroi RJ Guarda Civil Municipal
Apostila Prefeitura de Niteroi RJ Guarda Civil Municipal
R$ 36,00 FRETE GRÁTIS!
As vendas desta loja estão temporariamente desativadas.
APOSTILA CONCURSO PREFEITURA DE NITERÓI RJ GUARDA CIVIL MUNICIPAL 2014
APOSTILA DIGITAL COM ENVIO POR DOWNLOAD

CONHECIMENTOS BÁSICOS DE DIREITO

DIREITO CONSTITUCIONAL
DIREITO ADMINISTRATIVO
DIREITO PENAL E PROCESSUAL PENAL
DIREITO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE (ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE- L. 8069/90)
LEGISLAÇÃO DE TRÂNSITO BRASILEIRA
LEGISLAÇÃO MUNICIPAL

LÍNGUA PORTUGUESA

Compreensão e interpretação de texto contemporâneo. Modos de organização do discurso: descrição, narração, dissertação argumentativa e dissertação expositiva. Características da estrutura do parágrafo. Coesão e coerência textuais. Emprego significativo dos diferentes recursos gramaticais no texto (níveis: fonológico, morfológico, sintático e semântico). Discurso direto, indireto e indireto livre. Língua falada e língua escrita: variação, correção e adequação. Distinção entre fonema e letra. Encontros vocálicos, encontros consonantais e dígrafos. Divisão silábica. Ortografia oficial: emprego de letras. Acentuação gráfica e emprego de sinais diacríticos. Normas de pontuação. Classes de palavras: formas, flexões (nominais e verbais, regulares e irregulares) e emprego. Estrutura e formação de palavras. Semântica: denotação e conotação, polissemia, sinonímia, antonímia, homonímia e paronímia. Período simples e período composto. Relações de sentido entre orações e segmentos de texto. Processos sintáticos: coordenação e subordinação. Concordância nominal e verbal. Regência nominal e verbal. Emprego do acento grave indicativo da crase.

CONHECIMENTOS BÁSICOS DE INFORMÁTICA

Conceitos sobre informática, hardware e software. Sistemas operacionais Windows XP / Vista / 7 BR, Linux e software livre. Processador de texto (Word 2007/2010 BR e BrOffice.org e LibreOffice 3.x.x Writer) – Conceitos e uso dos recursos. Planilhas eletrônicas (Excel 2007/2010 BR e BrOffice.org e Libreoffice 3.x.x Calc) – Conceitos e uso dos recursos. Editor de Apresentações (PowerPoint 2007/2010 BR e BrOffice.org e LibreOffice 3.x.x Impress) – Conceitos e uso dos recursos. Redes de computadores – Conceitos, equipamentos, transmissão de sinal, cabeamento, protocolos e redes sem fio. Conceitos, serviços e tecnologias na Internet e Intranet, web 2.0 e web 3.0. Navegador Internet (Internet Explorer 9 BR, Google Chrome e Mozilla Firefox v13.0.1)- Conceitos e uso dos recursos, Conceitos e Ferramentas de busca e pesquisa na Web. Conceitos sobre tecnologias e ferramentas de colaboração, de correio eletrônico e webmail, de grupos de discussão, de fóruns, de wikis e redes sociais. Segurança da Informação – Conceitos, aplicativos, proteção, ameaças e vulnerabilidades. Cópias de segurança (backup) e antivirus. Criptografia e assinatura digital. Conceitos sobre tecnologias e ferramentas multimídia, de reprodução de áudio e vídeo, formatos de imagens e figuras.

CONHECIMENTOS DO MUNICÍPIO DE NITERÓI

1. Histórico (da fundação da aldeia aos dias atuais). 2. Formação administrativa (de 1691 aos dias atuais). 3. Informações socioeconômicas: demografia e território; desenvolvimento do município de Niterói; economia municipal - PIB; estabelecimentos por porte e setor; potencial de consumo. 4. Informações estatísticas: - da população (composição, características, densidade demográfica); - da prefeitura (o prefeito, as secretarias municipais e autarquias); - da educação (Fundação Municipal de Educação, matrículas, docentes e registro escolar); - do cadastro central de empresas; - do registro civil; - das finanças públicas; - da frota; - da morbidade hospitalar; - da criminalidade.

Arquivos em PDF / WORD
Liberado Para Impressão
Apostila Digital

http://apostiladoconcursopublico.com.br/produto/Apostila-do-Concurso-Prefeitura-de-Niteroi-RJ-Guarda-Civil-Municipal-2014.html